Em celebração ao Mês das Mulheres, a Câmara Municipal de Maceió realizou, nesta segunda-feira (24), na Associação Comercial, uma cerimônia especial para homenagear 21 mulheres com trajetórias notáveis de protagonismo feminino, resistência e luta por uma sociedade mais justa e igualitária, concedendo-lhes cinco comendas de grande importância.
A solenidade, que reuniu mais de 200 pessoas, foi conduzida pelo presidente da Câmara, Chico Filho, e contou com a presença na mesa de honra das vereadoras Silvania Barbosa, Jeannyne Beltrão, Olívia Tenório, Teca Nelma e Fátima Santiago, da secretária Municipal da Mulher, Sarah Nunes, e da deputada estadual Flávia Cavalcante.
Foram homenageadas com a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, a “Carminha”: Margarida Maria Vasconcelos de Holanda, com indicação da vereadora Fátima Santiago; Elisete Martins Oliveira, por indicação do vereador Siderlane Mendonça; a professora Maria Helena de Melo Santos, pelo vereador Eduardo Canuto; Maria Neide Martins, a Mãe Neide, apresentada pela vereadora Olívia Tenório; a líder Maria Aparecida Martins, a Cidinha da Transformação, indicação do vereador Samyr Malta.
Também com a Comenda Carminha, o vereador Luciano Marinho indicou a líder comunitária Maria Pau Ferro; a professora Natallya de Almeida Levino foi apresentada pelo vereador David Empregos; a líder comunitária Simone Santos Duarte Oliveira, de indicação da vereadora Jeannyne Beltrão; a presidente da Pestalozzi,Tereza Amaral, por indicação da vereadora Teca Nelma; e Waldarcir Maria Cavalcanti Rocha, indicada do vereador Silvio Camelo Filho.
A ex-deputada estadual Thaise Guedes recebeu a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, uma homenagem concedida por indicação do vereador Jônatas Omena. Já a policial civil Vanessa de Araújo Queiroz foi agraciada com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva, uma honraria proposta pelo vereador Thiago Prado.
A vereadora Silvania Barbosa prestou homenagem à ex-vereadora Tereza Nelma, concedendo-lhe a Comenda Deputada Selma Bandeira. A irmã Sueli Porto e a vereadora Teca Nelma estiveram presentes na solenidade para representar Tereza. Adicionalmente, a pastora Ester dos Santos de Oliveira foi agraciada com a mesma comenda, por indicação do vereador Allan Pierre.
Foram agraciadas com a Comenda Terezinha Ramires, a professora Maria Aparecida Batista de Oliveira, indicada pela vereadora Silvania Barbosa; e a médica Maria Madalena Pugliese de Morais, por concessão do vereador Leonardo Dias;
Receberam a Comenda Nise da Silveira a senadora Eudócia Caldas, por indicação do presidente Chico Filho. A secretária municipal da Mulher, Sarah Nunes, representou a homenageada; a deputada Flávia Cavalcante, indicada pelo vereador Kelmann Vieira; a médica Joyce Lisboa Maia, por indicação do vereador Zé Márcio Filho; a psicóloga Fabiana Lisboa, indicada pelo vereador Aldo Loureiro; e a atleta Sibele de Lima Souza, pelo parlamentar Brivaldo Marques.
Honra e gratidão
A vereadora Silvania Barbosa fez questão de ressaltar que a sessão contempla todas as mulheres por sua luta histórica. “Estamos contando histórias de mulheres, que muitas vezes estão no anonimato, que precisam ser conhecidas por suas capacidades. A Câmara de Vereadores tem dado o espaço para que nós, mulheres, tenhamos a liberdade de trabalhar e lutar diariamente por este reconhecimento. Temos mulheres em Maceió que moram na periferia e lutam todos os dias para mudar seus bairros, buscar novas oportunidades para mudar a história, e todas vocês se sintam homenageadas com este ato”, disse a vice-presidente da Câmara.
Para o presidente Chico Filho, o Legislativo tem se posicionado com firmeza em defesa das mulheres. “A sessão solene que homenageia as estas mulheres é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo ao reconhecer a força feminina na política. É uma honra o Poder Legislativo reconhecer o trabalho destas mulheres com histórias de vida de trabalho, dedicação, que impactam no dia a dia de suas comunidades, e contribuem para uma cidade mais justa e forte. Ser mulher em nossa sociedade é viver em resistência e esperança. Tenham a certeza de que estamos orgulhosos da história de cada uma de vocês”, discursou Chico Filho.