A exposição “O Grito”, disponível para o público na Caixa Cultural, em Brasília, desde a última 3ª feira (17.out.2023), exibe uma imagem em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aparece dentro de uma lata de lixo envolta com a bandeira do Brasil. Junto dele, dentro da lata, estão a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
A “Coleção Bandeira” é de autoria da artista Marilia Scarabello e está exposta junto a obras de outros artistas. Ela tem uma página no Instagram na qual mostra algumas de suas obras.
A exposição tem patrocínio da própria Caixa Econômica e do governo federal. A obra exposta consiste em uma colagem de inúmeras imagens, em pequenos quadradinhos. Além do quadradinho em que Arthur Lira, Damares e Guedes aparecem dentro de uma lata de lixo, um outro mostra o que parece ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agachado, sem calças e defecando sobre a bandeira do Brasil.
O Poder360 entrou em contato com a assessoria da Caixa e questionou sobre a exposição na mostra cultural. Em nota enviada depois da publicação desta reportagem, o banco estatal anunciou que decidiu suspender a exibição por identificar “manifestação com viés político” na peça, o que fere as diretrizes da Caixa. O custo da mostra, paga com dinheiro público, não foi divulgado.
Procurada pela reportagem, a assessoria do presidente da Câmara declarou que não comentará o assunto.
Fonte – Poder 360