Em pouco mais de 200 dias à frente do órgão, mais de 3 mil jovens foram beneficiados com ações realizadas pela pasta
Sob o comando de Caio Bebeto, a Secretaria de Juventude e Lazer de Maceió beneficiou mais de três mil jovens com ações e projetos realizados pela pasta. O número expressivo se deu em pouco mais de sete meses de trabalho na secretaria, que contou com o apoio do prefeito JHC. “O nosso prefeito acredita na juventude como um caminho para a transformação da sociedade”, expôs Caio.
Ao longo desses sete meses, foram realizadas ações focadas na capacitação, empreendedorismo, saúde física, promoção do primeiro emprego, incentivo à saúde mental e muito mais. De acordo com o secretário Caio Bebeto, o balanço que ele faz é positivo e a expectativa para o ano que vem é de muito trabalho e de grandes resultados.
“Os dados impactam a sociedade, tirando o jovem da ociosidade por meio da capacitação e oportunidades. O Prefeito JHC, sempre com o olhar sensível para todas as esferas, enxergou a necessidade de colocar em prática uma pasta que traz transformação na vida dos jovens e suas famílias. Nosso trabalho tem finalidade de levá-los ao mercado de trabalho com experiência e capacitação de maneira inclusiva, mostrando que, sim, podemos construir um futuro digno e produtivo”, expressou Caio.
Entre as ações desenvolvidas, estão o início e a formatura do Emprega Jovem 2023, com a entrega de mais de 580 certificados chancelados pelo Senai; Lançamento de ações, como o Jovem Empreendedor 2.0 em parceria com o Sebrae, e o Brilha Jovem em parceria com o CJE, levando capacitação em marketing digital, educação financeira e gestão de negócios; Criação do Espaço Juventude dentro do Espaço Flexal da Prefeitura de Maceió, para jovens da região, com oportunidades de cursos, como Jornalismo Comunitário, já com a primeira turma formada, e de manicure/pedicure, turma em andamento, em parceria com o Senac Poço, além de cursos de cuidadores de idosos e eletricista predial.
Para incentivar o empreendedorismo e o primeiro emprego, a 1ª Feira da Juventude abriu espaço para mais de 40 expositores jovens com estandes de gastronomia, artesanato, moda, acessórios e serviços, no estacionamento do Marco dos Corais, além de apresentações de jovens talentos e a presença de ligas acadêmicas da faculdade Unima Afya.
Temas, como saúde física e mental, também fazem parte do cronograma da Secretaria, a exemplo do projeto Mentes Livres, que leva para dentro das escolas públicas e privadas do município palestras e dinâmicas sobre uso de telas e jogos, ministrados por uma psicóloga. Ainda para incentivar a busca pela saúde física, a Corrida da Juventude teve sua estreia na orla de Maceió. Um percurso de 5 km para mais de 500 jovens.