Nesta quarta-feira (19), o líder do ‘centrão’, deputado federal Arthur Lira selou publicamente seu novo papel na política nacional. Foi a figura central de um almoço realizado no Palácio do Planalto, com Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares do Progressistas.
Oficialmente o ‘convescote’ serviu para apresentar o novo líder do governo na Câmara dos Deputados, o deputado Ricardo Barros, que foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer e é artilheiro do time de Lira.
Com Barros na liderança, Arthur se consolida como principal liderança de Bolsonaro no Congresso Nacional. É cada vez mais portas aberas no Palácio do Planalto e caixa destravado na Esplanada dos Ministérios.
A aproximação entre Bolsonaro e o Centrão ‘coincidiu’ com a saída de Sérgio Moro do governo e a prisão de Queiroz, fatos que teriam contribuído para a ‘fase paz e amor do presidente’. Desde então, o deputado alagoano conseguiu estancar várias crises e passou a atuar na melhora do ambiente entre governo e Congresso Nacional.
Agora aliado de ‘primeira hora’ de Bolsonaro, Arthur Lira ganha força para disputar a sucessão de Rodrigo Maia (DEM), na presidência da Câmara Federal, em fevereiro de 2021.
Antes disso, o deputado deve consolidar sua liderança na política alagoana. Na nova fase, como ‘líder’ de Bolsonaro, Arthur pode fazer metade dos prefeitos de Alagoas. Hoje ele tem ao menos 35 no seu grupo e poderá passar, com folga, dos 50, após as eleições de 15 de novembro.
Quem conhece a política alagoana sabe que o apoio de prefeitos é meio caminho andado para qualquer um quer queira chegar ao governo.
E nessa ‘estrada’, Arthur tem ainda uma banda da Assembleia Legislativa e da bancada federal de Alagoas. Por último, mas não menos importante, ainda vem conversando ‘fluentemente’ sobre 2022 com o governador Renan Filho (MDB)
Não sei (e quem sabe?) o que está nos planos de Arthur Lira. Mas no ritmo atual, tem boas chances de ser presidente da Câmara dos Deputados ou candidato competitivo ao governo em 22.
E, dependendo da popularidade de Bolsonaro daqui pra lá, pode escolher um ou outro. E se quiser, ainda pode tentar ficar com “os dois”.
Almoço
Lira usou o Twitter para informar foi ao almoço com Bolsonaro.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior