O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pela divulgação de um vídeo sobre o monitoramento das transações via Pix pela Receita Federal, destacando que a abordagem foi “simples e objetiva”. A declaração ocorreu na última quinta-feira (16), em entrevista ao portal Faroeste à Brasileira.
“A esquerda tem uma verdade relativa, é a verdade que interessa para os seus objetivos. Essa é a grande diferença entre a direita e a esquerda. Olha o caso do garoto Nikolas, ele fez um vídeo curtinho, de quatro minutos, mas com verdades simples e objetivas na forma dele se expressar. Ele é um jovem de 27 anos, que fez o governo voltar atrás na sua decisão”, afirmou Bolsonaro.
O vídeo de Nikolas Ferreira alcançou mais de 300 milhões de visualizações e gerou grande repercussão. Nele, o parlamentar criticava mudanças no monitoramento das transações pela Receita, argumentando que a medida poderia ser usada para cobrar Imposto de Renda sobre valores sem origem comprovada. Apesar disso, o governo federal nega qualquer relação entre a fiscalização e a taxação de rendas.
Após as críticas, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou a revogação do ato que previa a ampliação do controle sobre as movimentações via Pix. Nas redes sociais, usuários lembraram que a possibilidade de taxar a ferramenta havia surgido durante a gestão Bolsonaro.
O ex-presidente comentou sobre o histórico do Pix, ressaltando que a plataforma foi criada para ser gratuita. “Na época, uma pessoa — não quero falar o nome dela aqui, mas até a demiti depois — queria cobrar uma ‘taxinha’ [sobre o Pix]. […] Mas sepultamos essa ideia de cobrar qualquer taxa”, disse Bolsonaro.