A Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores e lojistas em todo o país, e em Maceió não é diferente. A Aliança Comercial e a Associação Comercial projetam vendas acima dos 50 milhões de reais durante a Black Friday deste ano na cidade, que ocorre dia 24 de novembro. Com a retomada gradual da economia e a maior confiança dos consumidores, os lojistas estão otimistas em relação ao desempenho das vendas.
Diversos segmentos devem se destacar durante a Black Friday em Maceió. Conforme as projeções, os setores de moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, eletrodomésticos serão os mais buscados pelos consumidores. Além disso, as compras de eletros, eletrônicos, telefonia e informática tendem a ter um maior valor agregado em termos de faturamento. É interessante notar que as mulheres têm sido as protagonistas nas compras da Black Friday nos últimos anos.
Em 2022, elas representaram 60,4% dos pedidos realizados durante o evento. Essa tendência deve se manter neste ano, com o público feminino mais uma vez sendo responsável pelo maior potencial de vendas tanto em Alagoas quanto no restante do país. No entanto, além das oportunidades de descontos e promoções, é importante que os consumidores estejam atentos aos golpes que podem surgir durante a Black Friday.
Com o aumento das compras online, os golpistas também se aproveitam desse momento para aplicar fraudes e enganar os consumidores menos precavidos. Para evitar cair em golpes, o EXTRA preparou algumas dicas, confira:
1 – Pesquise os preços com antecedência: Antes de comprar qualquer coisa, pesquise o preço do produto com antecedência. Isso ajudará você a identificar se a oferta é realmente uma promoção ou apenas uma estratégia de marketing. Compare os preços em diferentes lojas e verifique se há diferenças significativas.
2 – Verifique a reputação da loja: Antes de comprar em uma loja online, verifique a sua reputação em sites de avaliação como o Reclame Aqui. Leia os comentários e avaliações de outros clientes para ter uma ideia da qualidade do serviço e se a loja é confiável. Isso ajudará a evitar lojas fraudulentas ou que não entregam os produtos.
3 – Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas: Fique atento a e- -mails e mensagens que pedem informações pessoais ou financeiras, pois podem ser golpes. Verifique sempre se o remetente é confiável e evite clicar em links suspeitos. Lembre-se de que empresas legítimas não solicitam informações confidenciais por e-mail ou mensagem.
4 – Utilize sites seguros: Ao fazer compras online, verifique se o site é seguro e tem certificado SSL. Isso pode ser identificado pelo cadeado na barra de endereço do navegador. Sites seguros protegem suas informações pessoais e financeiras, garantindo que elas sejam transmitidas de forma criptografada.
5 – Não compartilhe informações pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras, como senhas ou número do cartão de crédito, por telefone ou e-mail. Mantenha essas informações seguras e protegidas. Lembre-se de que empresas legítimas nunca pedem essas informações de forma não segura.
Faturamento
Em 2022, a data representou um aumento de 21,1% no faturamento do setor de e-commerce durante o período entre Black Friday e Cyber Monday, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), desenvolvido pela Cielo. Vale ressaltar que a principal característica da Black Friday são os valores abaixo do praticado para diferentes produtos, com destaque para eletrodomésticos e eletrônicos, que tendem a ter um preço mais atrativo com as ofertas especiais. As promoções variam de um comércio para outro e podem contar com estoque limitado, mas acontecem tanto em lojas online como em estabelecimentos físicos.
Fonte – Extra