Benedito de Lira, ex-senador e ex-deputado federal, e atual prefeito da Barra de São Miguel, confirmou sua candidatura à reeleição, em recente entrevista cedida a Tribuna Independente. Biu, que tem mais de 50 anos de vida pública, destaca que seu mandato foi forte em investimentos no turismo, atração de empresa geradora de empregos e obras inéditas, como o ambicioso projeto de saneamento básico para toda a região urbana da Barra, sendo esses alguns dos fundamentos de sua busca pela reeleição em outubro.
Lira tem carreira consolidada, de vereador, em Junqueiro, a senador da República, tem 54 anos de mandatos. Mas como sua primeira experiência no executivo, o prefeito afirma: “Minha gestão não tem compromisso com o erro”, por isso acredita que a Barra de São Miguel não pode ser entregue “a qualquer um”. Com um dos litorais mais bonitos do país, a cidade está recebendo muitos empreendimentos turísticos, pois, além de grandes redes hoteleiras já instaladas, como o Ritz BSM, o município tem ainda em andamento investimentos que superam R$ 120 milhões, que vão projetar o balneário como referência no segmento do turismo nacional.
Em outra vertente, a gestão trabalha focada para garantir o suporte necessário aos visitantes que buscam a experiência de desfrutar as belezas naturais, com infraestrutura adequada ao lazer e ao descanso. Ruas pavimentadas, sinalização turística, praias limpas e espaços públicos revitalizados, garantem o crescimento do turismo. Para consolidar isso, existe o projeto que pretende tornar a Barra de São Miguel a primeira cidade alagoana com 100% de saneamento.
Vale citar também o ganho social da população, como a inauguração de uma subestação para reforço na distribuição da energia elétrica, a iluminação pública recebeu muitos investimentos. Além disso, o município paga com recursos próprios o aluguel social para famílias vulneráveis, distribui sopas, cestas básicas e enxoval. Na saúde, por exemplo, as unidades funcionam 24 horas e na educação o município está implantando a escola em tempo integral. Assim os programas sociais são exitosos.
Em algumas áreas carentes, a prefeitura está mudando a infraestrutura, como a comunidade Palateia, que apesar de ser conhecida como o paraíso das ostras, cerca de 220 famílias moram ainda em casas de taipas com esgoto jogado nas ruas de barro batido. Para mudar essa realidade o município estará assinando, agora no dia 1º de março, contrato com a Caixa Econômica para construção de mais de 200 unidades habitacionais, que levará o nome de Residencial Tarcísio de Jesus, em homenagem ao ex-deputado Tarcísio de Jesus, falecido em 1990.
O aumento na geração de empregos, também é motivo de comemoração por parte do prefeito. A chegada de uma empresa do Rio Grande do Sul, a QualiCoco, cujo parque industrial se encontra em obras, em terreno cedido pelo município, vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, e vai produzir produtos à base do coco para todo o Brasil. Por fim, a construção do Centro de Convenções, com anexo para 1.500 lugares, deve ser outro grande fomentador de empregos para a população local.