O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (5) que um erro operacional resultou no vazamento de dados pessoais de 1,5 mil participantes da 2ª edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento”. A pesquisa, realizada entre outubro e novembro de 2023, busca subsidiar políticas públicas e estudos acadêmicos sobre o tema.
O vazamento ocorreu no dia 29 de novembro de 2024, quando os resultados foram divulgados. Segundo o BC, a exposição de informações pessoais foi detectada no mesmo dia e os dados foram imediatamente retirados da internet, sendo substituídos pela versão correta, sem informações sensíveis.
Entre as informações indevidamente publicadas estavam:
- Nome, endereço e telefone;
- Gênero, etnia, idade, estado civil e escolaridade;
- Nível de renda e vínculo empregatício;
- Hábitos e preferências de uso de meios de pagamento, como o Pix;
- Grau de conhecimento sobre finanças digitais e comportamento financeiro.
O BC ressaltou que não foram vazadas senhas, saldos financeiros ou movimentações em contas transacionais, garantindo que as informações expostas “não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou outras informações financeiras”.
Os participantes impactados pelo vazamento serão notificados por carta. Além disso, o BC alertou para possíveis tentativas de golpe, recomendando cautela caso os participantes sejam abordados por telefone com menções aos dados fornecidos na pesquisa. “É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe”, informou a entidade.
Realizada a cada quatro anos, a pesquisa do Banco Central tem como objetivo compreender os hábitos dos brasileiros no uso de meios de pagamento, incluindo tecnologias como o Pix, para embasar decisões sobre políticas públicas.
A autarquia lamentou o ocorrido e reforçou que medidas estão sendo tomadas para evitar falhas similares no futuro. O incidente, contudo, reacende o debate sobre a segurança de dados no Brasil e a necessidade de rigor no tratamento de informações pessoais, especialmente por parte de órgãos públicos.