A Defesa Civil Estadual de Alagoas alertou que a precipitação, que tem atingido a região desde o final de semana, deve aumentar nesta terça-feira, dia 9. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de acúmulo de chuva válido para toda a área costeira do estado.
Apesar de não haver risco iminente de transbordamento dos rios em Alagoas, a Defesa Civil informou que o nível do Rio Mundaú, em Rio Largo, está em 689 cm, próximo à cota de atenção de 725 cm. A cota de transbordamento do rio é de 860 cm, portanto, a situação continua monitorada.
O Inmet prevê chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h para a região. A Defesa Civil ressalta que o solo já está saturado devido às chuvas recentes, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Em Maceió, até a segunda-feira, dia 8, já choveu 60% do volume esperado para o mês de julho. As fortes chuvas causaram inundações em várias áreas da cidade e um deslizamento de barreira no bairro Jardim Petrópolis, levando à interdição de residências. O Inmet recomenda evitar enfrentar o mau tempo, observar mudanças nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Para mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. As cidades em alerta incluem Maceió, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, e várias outras.