Ingressar no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é o sonho de muitos adolescentes que estão se preparando para deixar o Ensino Fundamental. Foi com a ajuda do Pré-Ifal Educar é Massa, uma série de aulões promovidos pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), que o estudante Paulo Diego, 15 anos, conseguiu a aprovação em primeiro lugar no curso de Química da instituição.
O intensivão, que ocorreu nos dias 30 de novembro e 1° e 2 de dezembro de 2023, no cinema do Pátio Shopping do Benedito Bentes, reuniu mais de 700 estudantes para revisarem os principais assuntos do exame. Os alunos tiveram acesso a material didático e aulas dinâmicas planejadas para prepará-los para a prova.
Para Paulo, participar dos aulões foi decisivo para aprender técnicas de resolução de questões, relembrando também assuntos importantes e adquirindo confiança para participar do processo seletivo. “Os aulões Pré-Ifal serviram como uma revisão dos assuntos do edital para refrescar a memória. Mas, além disso, eu aprendi várias técnicas de leitura de enunciado e interpretação feitas por professores, que me ajudaram a economizar tempo na hora da prova. Eu participei das aulas com uma colega minha, que passou em 3° lugar do curso dela aplicando os métodos que os professores do aulão nos ensinaram”, explicou.
Sonho Realizado
O sonho de estudar no Ifal era uma meta que Paulo já havia traçado há muito tempo. A aprovação faz parte dos seus planos de estudo, que envolvem terminar o Ensino Médio e cursar a faculdade de Direito. “Eu sabia que as oportunidades valeriam todo o esforço, desde a inscrição até a aprovação. Agora eu me sinto muito mais impelido a continuar estudando e a planejar meu futuro com muito mais confiança. Sinto que estou cada vez mais perto de entrar para a faculdade de Direito e de alcançar mais e mais conquistas como essa”, comemorou.
Paulo contou também de onde surgiu o desejo de escolher Direito como seu curso e como se mantém motivado para prosseguir com seus estudos. “Eu não tinha certeza da profissão que queria seguir. Quando soube de um caso judicial que envolvia um amigo meu, eu decidi que iria tentar entrar em uma faculdade de Direito para me aprofundar nas leis e regras que ditam a sociedade e não me conformar com a violação da justiça e a omissão da verdade em nosso cotidiano”, declarou.
O estudante mora no bairro Tabuleiro do Martins com os pais e os dois irmãos, e a partir das conquistas trouxe muito orgulho para sua família, como conta sua mãe, Fabrícia Neves. “A emoção é indescritível. Ver meu filho ser reconhecido pelo seu esforço acadêmico enche nossos corações de felicidade. É a prova de que toda a sua caminhada está valendo à pena. A gente realizou muitas técnicas de respiração e concentração juntos para ajudar no desempenho dele”, explicou.
Fabrícia completou falando sobre a importância que os aulões tiveram na jornada de preparação para o dia da prova. “Todo o preparo e informação que foram fornecidos pela equipe da Jó Pereira para os nossos jovens nesses três dias de Pré-Ifal foram fundamentais para o sucesso do meu filho e de outros alunos que tiveram êxito. O apoio da nossa família, dos professores e de toda comunidade escolar possibilitou que ele alcançasse esse sonho”, declarou.
*ascom