Durante a sessão desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Leonam (União Brasil), apresentou um requerimento, assinados por diversos parlamentares, criando uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias no Estado de Alagoas. Leonam explica que a ideia partiu após ele ter recebido, em seu gabinete, um grupo destes profissionais.
O deputado explica que a proposta de criação desta Frente Parlamentar nasce da compreensão crítica sobre o papel fundamental destes profissionais que desempenham no tecido social de nossas comunidades, especialmente nas mais vulneráveis. “Esses agentes são a primeira linha de defesa da saúde pública, atuando diretamente no combate a endemias e na promoção de práticas saudáveis, além de serem essenciais para o monitoramento e controle de doenças transmissíveis”, afirmou.
Leonam agradeceu a todos os deputados que assinaram o requerimento e disse que a constituição desta Frente Parlamentar é uma medida crucial para assegurar que esses profissionais recebam o apoio necessário para realizar seu trabalho com eficácia, dignidade e segurança. “Além de promover a valorização e o reconhecimento desses agentes, a Frente Parlamentar proposta buscará fomentar políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho, capacitação contínua e adequação de recursos”, concluiu.
Durante a sessão de hoje, os deputados Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Rose Davino (PP) e Ricardo Nezinho (MDB), que também assinaram o requerimento destacaram a importância destes profissionais que significativamente para a melhoria dos indicadores de saúde no contribuem com o estado no fortalecendo do seu sistema de saúde como um todo.
*assessoria