Durante uma solenidade de entrega de equipamentos públicos realizada na última sexta-feira (25) na cidade de Girau do Ponciano, o deputado federal Arthur Lira, membro do Partido Progressista (PP), anunciou estar trabalhando em uma movimentação política visando a ascensão do ex-deputado Gilvan Barros, também do PP, ao mandato parlamentar ainda nesta legislatura.
Gilvan Barros, que integrou a mesma chapa que Arthur Lira nas eleições de 2022, é atualmente o primeiro suplente do grupo que elegeu quatro deputados federais – Arthur Lira, Marx Beltrão, Daniel Barbosa e Fábio Costa. A concretização da posse de Barros requer que um dos mencionados deputados ceda seu cargo através de licença. “Torci muito pela eleição de seu pai. Infelizmente não foi possível, era o jogo. Tenho certeza que o nosso Gilvan [Barros, o pai] vai estar na Câmara Federal, numa movimentação que estamos trabalhando, ainda nesse mandato, para ser mais um alagoano presente na Câmara Federal”, afirmou Arthur Lira, ao lado de Gilvan Barros Filho, atualmente deputado estadual.
Dentre os três deputados federais do PP, apenas um mantém aliança com o governo, o que o torna elegível para ceder seu posto e possibilitar a entrada de Barros – trata-se de Daniel Barbosa. Contudo, a equação para que Daniel Barbosa renuncie ao cargo não se mostra simples, uma vez que Gilvan Barros representa um possível concorrente político do pai de Daniel, o prefeito Luciano Barbosa (MDB). Marx Beltrão e Fábio Costa apresentam posturas críticas em relação ao presidente Lula. Beltrão, por razões predominantemente políticas, enquanto Fábio Costa devido a divergências ideológicas.
Uma alternativa ainda se desenha: Após o mês de fevereiro de 2025, Arthur Lira, sem a presidência da Câmara, estaria apto a assumir um ministério no governo de Lula, o que abriria a oportunidade para que ele mesmo deixasse seu assento, possibilitando a entrada de Gilvan Barros. Nesse contexto, é importante ressaltar a histórica tendência de Arthur Lira em honrar compromissos públicos, como demonstrado em sua declaração durante o evento em Girau do Ponciano.
Fonte – Agora Alagoas