Uma notícia que mexeu com a política de Alagoas nesta quarta-feira (22) foi a informação de Lauro Jardim, colunista do jornal “O Globo”, de que o presidente Lula (PT) quer o deputado federal Arthur Lira (PP) como Ministro da Casa Civil do seu governo.
A notícia surpreende, não por Lira integrar o ministério (ele tem sido cogitado para a Saúde ou a Agricultura, com apoio de ilustres do PT), mas porque o ainda presidente da Câmara dos Deputados passaria a ocupar uma das pastas mais importantes, de absoluta confiança do Presidente da República, com gabinete no próprio Palácio do Planalto.
Mais surpreendente ainda é a circunstância de Arthur Lira ter sido um dos mais fieis apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na acirrada disputa com Lula, em 2022.
E há ainda o fato de Lira ser o maior adversário político em Alagoas do senador Renan Calheiros (MDB), um histórico aliado do PT e do presidente Lula e que tem o senador Renan Filho (MDB) como Ministro dos Transportes.
A pergunta que fica no ar é: estaria Lula colocando em prática sua proposta, revelada no início deste ano, de ter Arthur Lira e Renan Calheiros como candidatos da sua preferência para as duas vagas ao Senado em 2026?
O parlamentar alagoano encerra seu segundo mandato como presidente da Câmara dos Deputados em 1o de fevereiro.
Fonte: Flávio Gomes de Barros