Uma das mais importantes entidades assistenciais de Alagoas vem recebendo apoio por meio de recursos federais alocados com o trabalho do deputado federal Arthur Lira (PP). Com estes investimentos que vêm de Brasília, esta instituição beneficia gratuitamente mais de 1500 pessoas em uma iniciativa que é referência em Alagoas e no Brasil tendo sido, inclusive, reconhecida com o prêmio Nacional de Direitos Humanos 2004, concedido pela Presidência da República.
E esta entidade é a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). Por meio de sua atuação no Congresso Nacional e junto a organismos do Governo Federal, Arthur Lira já garantiu investimentos de mais de R$ 5 milhões para a Associação, que foi fundada em 1981 a partir de um grupo de voluntários militantes em favor da causa da defesa das pessoas com deficiência (PcD). Grupo que reunia pais, mães, familiares e deficientes em igrejas católicas na luta pelos seus direitos.
“Por meio de nosso mandato temos apoiado inúmeras instituições de saúde em diversos municípios de Alagoas e para a Adefal nosso trabalho em Brasília garantiu a destinação nos últimos 3 anos de um total superior a R$ 5 milhões. São recursos fundamentais para que a entidade possa seguir atendendo com qualidade e decência, como faz há 40 anos, atualmente mais de 1500 pessoas por dia, levando saúde, respeito, qualidade de vida e dignidade para alagoanos e alagoanas com deficiência”, afirmou Arthur Lira.
Com tais investimentos, a Adefal pode dar sequência a oferta gratuita e filantrópica de serviços essenciais para deficientes como os de Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual, de construção e reparo de equipamentos por meio de sua Oficina Ortopédica e, também, de Adaptação Veicular. E pode seguir com seu atendimento ambulatorial com exames e consultas nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia Infantil, Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Urologia, Fisioterapia Ambulatorial e Oftalmologia.
Além destes trabalhos, os recursos garantidos por Arthur Lira à Adefal apoiaram ações vitais para os assistidos da entidade como as de concessões de órteses e próteses. São centenas de cadeiras de roda, pernas mecânicas, aparelhos de locomoção, aparelhos auditivos, muletas, calçados ortopédicos, calhas e coletes ofertados diariamente, muitas vezes à maioria de seus pacientes composta por pessoas de baixa renda e oriunda de diversos municípios de Alagoas. Some-se a isto o suporte por meio de atividades esportivas como natação, capoeira, atletismo e basquete em cadeira de rodas.
Fonte – Cada Minuto