Os líderes políticos Arthur Lira (PP-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL) já estão em movimento para definir o parceiro de chapa na disputa pela prefeitura de Maceió. Ambos visam fortalecer suas bases eleitorais e influenciar na campanha de 2026, quando se confrontarão no Senado.
Lira busca evitar divergências com seu aliado JHC, atual prefeito, que pode almejar o governo estadual em 2026, deixando a prefeitura para seu vice. Renan tenta atrair o PT para a vice, antagonizando a candidatura de Rafael Brito (MDB).
No cenário ideal de Lira, ele e JHC sairiam em uma dobradinha para disputar as duas vagas disponíveis ao Senado. Mas a pretensão pode esbarrar justamente na candidatura ao governo de JHC.
Enquanto Lira propõe nomes próximos, como David Davino Filho e Jó Pereira, Renan enfrenta resistência do PT, que lançou Ricardo Barbosa. Outros partidos, como PSB e MDB, também almejam a vice, com possíveis indicações de Bárbara Braga ou Cibele Moura.
Atualmente, o MDB controla 63 dos 102 municípios do estado, enquanto o PP tem 27 prefeitos. Renan tem em cinco cidades da Região Metropolitana o seu principal foco: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Coruripe e Delmiro Gouveia.
Fonte – Extra