Na manhã desta terça (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), anunciou oficialmente seu apoio público à candidatura de Hugo Motta (Republicanos) para sua sucessão na presidência da Casa Parlamentar.
A decisão de Lira foi tomada depois de meses de especulação sobre quem ele iria apoiar e seguidas reviravoltas nos nomes na disputa. Porém, o nome de Hugo Motta foi anunciado em pronunciamento na Residência Oficial da Câmara, com a presença de líderes partidários.
“Estou convicto que o melhor candidato é o deputado Hugo Motta. Estou certo de que Motta, deputado experiente em seu quarto mandato, viveu e vive de perto os desafios da nossa gestão e vai saber manter a marcha da Câmara com essa mesma receita, que deu frutos ao Brasil”, disse.
Ainda nesta manhã, Motta deve realizar o lançamento oficial de sua campanha. Seu nome despontou como favorito em setembro, após a desistência do deputado Marcos Pereira (Republicanos).
A eleição para a presidência da Câmara ainda deve contar com uma chapa formada por Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União Brasil), que tentarão conseguir o apoio do PT na construção de uma chapa em oposição à Motta.