[banner id=”49880″]
Entre os prováveis oponentes estão dois deputados federais; Alfredo Gaspar de Mendonça (União-AL) e Rafael Brito (MDB-AL)
Divulgada na terça-feira (18/4) a sondagem do Paraná Pesquisas sobre as eleições de 2024 em Maceió reforçou o favoritismo do atual prefeito da capital, João Henrique Caldas, o JHC (PL) , que deve disputar a reeleição contra dois fortes candidatos, pelo menos.
Entre os prováveis oponentes estão dois deputados federais. Alfredo Gaspar de Mendonça (União-AL) e Rafael Brito (MDB-AL).
Numa eventual disputa de prefeito contra governador – que já virou tradição na capital – a avaliação do governo de Paulo Dantas (MDB) pode ser decisiva, até porque ele tem baixa rejeição na capital, onde nunca tinha atuado politicamente antes de 2022.
[banner id=”49187″]
Na sondagem do Paraná, a administração de Paulo Dantas tem aprovação de 49,9% em Maceió, enquanto a administração do presidente Lula é aprovada por 51,1% e a do prefeito JHC por 74,1%.
Os índices do Paraná não são os melhores, admite um interlocutor emedebista. “Em outros institutos o desempenho do governador em Maceió é muito melhor. Temos acompanhado um crescimento constante da aprovação da gestão de Paulo Dantas, o que poderá se refletir nas eleições de 2022, não só em Maceió, mas em todo o Estado”, aponta.
Uma disputa nesse possível cenário com JHC, Gaspar e Rafael outro nome do MDB, avalia o interlocutor, poderia levar a eleição em Maceió para o segundo turno.
[banner id=”48790″]
Outros nomes
A entrada de outros fortes candidatos na disputa não está descartada. Davi Davino Filho (PP), que “bateu na trave em 2020, é um nome forte de pode surgir novamente como terceira via, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Já o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) também seria um nome forte na disputa, desde que conseguisse o apoio de um forte grupo político.
Cenários
O levantamento do Paraná Pesquisa (veja aqui o resultado completo) sobre as eleições municipais de 2024 tem dois cenários.
[banner id=”48785″]
No 1º cenário estimulado JHC tem 48,4% das intenções de voto, enquanto o 2º colocado, Alfredo Gaspar (União Brasil) teve 18,3%. Em seguida, aparecem empatados tecnicamente Rui Palmeira (PSDB), com 8,6% e Davi Davino Filho (PP), com 8,3%. O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) tem 6, enquanto brancos, nulos e abstenções somam 6,1%, e 4,4% não souberam responder.
No segundo cenário estimulado, sem Davi e Ayres, JHC lidera com 49,5% das intenções de voto seguido de 17,5% de Alfredo. O terceiro é o delegado Fábio Costa (PP), com 10%; seguido de Rui Palmeira com 8,6%, Rafael Brito (MDB), com 2,3%, não sabe/não respondeu teve 5% e nenhum/branco/nulo: 7,1%.
Veja aqui a pesquisa na íntegra.
Fonte: Blog de Edivaldo Junior
[banner id=”48582″]