Os problemas cibernéticos que afetaram serviços de transportes, saúde, finanças, telecomunicações e mídia ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19/7), chegaram ao Brasil. Alguns aplicativos de bancos, como Bradesco, Nubank, Neon e Next, estão instáveis.
Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia, Nova Zelândia, África do Sul e Alemanha reportaram a pane cibernética, que estaria ligada a uma falha global em sistemas de computação em nuvem no sistema operacional Microsoft Windows.
De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite dessa quinta-feira (18), haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia global de cibersegurança Crowdstrike enviou alerta aos clientes de que o software Falcon Sensor estaria causando a falha operacional. O alerta incluía instruções para contornar a falha manualmente.
Ainda não está claro se a Crowdstrike é a única fonte das panes ou se há outras causas. A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução. Contrariando temores iniciais, fontes do governo britânico adiantam que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.