Após seu primo Wilson Cesar de Lira Santos ser demitido da superintendência de Alagoas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), mostra que ainda tem influência na pasta em Alagoas e indica ao governo o dirigente de uma ONG de Maceió para assumir o posto.
Segundo informações do O Globo, o nome de Junior Rodrigues do Nascimento passou a ser analisado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Casa Civil. Se o governo Lula aceitar a indicação, a pasta fará uma varredura para levantar se o indicado responde por processos ou sofreu condenações. Ele pode ser nomeado em publicação no Diário Oficial da União.
Lira indicou o diretor-presidente da Naturagro, sediada em Maceió, como representante dos beneficiários do programa nacional de reforma agrária. Em 11 de março, Nascimento, em nome da Naturagro, firmou um acordo de cooperação técnica com a Superintendência do Incra de Alagoas.
Ainda de acordo com o jornal, esse acordo visava disponibilizar uma equipe técnica qualificada para facilitar a concessão e operacionalização dos créditos de instalação do Programa Nacional da Reforma Agrária para as famílias beneficiárias dos projetos de assentamento. O termo foi assinado pelo primo do presidente da Câmara em nome do Incra.
Ao receber a informação de que seu primo foi demitido pelo Diário Oficial da União, Lira expressou forte descontentamento. Ele contatou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para reclamar que o combinado era que houvesse uma troca simultânea: seu primo deixaria o cargo e já haveria um substituto escolhido. Para lidar com essa situação delicada, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, dirigiu-se à residência oficial da Presidência da Câmara para dialogar com Lira.
Fonte – Cada Minuto