Diversos lugares ao redor do mundo amanheceram nesta sexta-feira (19) com atrasos em voos e problemas em serviços bancários e de comunicação. Esse transtorno foi causado por um apagão cibernético atribuído à CrowdStrike, uma empresa que oferece serviços de segurança digital.
No Brasil, muitos usuários relataram dificuldades para acessar os aplicativos bancários, que estavam fora do ar. O site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, registrou reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, como American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os seus voos. No entanto, a JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos, manteve suas operações normais.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo das companhias afetadas deve decolar nas próximas horas. Além disso, grandes aeroportos na Europa e na Índia também enfrentaram problemas. O governo da Austrália informou que o incidente parece estar relacionado a um problema global na CrowdStrike, que em comunicado reconheceu falhas no sistema operacional Windows, especificamente no sensor “Falcon”.