Aneel aciona bandeira verde para dezembro e energia ficará mais barata
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29/11) que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, o que significa que não haverá acréscimo no valor das contas de energia elétrica no próximo mês. Com isso, os consumidores poderão contar com uma redução nos custos em comparação aos meses anteriores.
A bandeira verde, que retorna ao patamar vigente em agosto deste ano, é acionada quando as condições de geração de energia elétrica estão favoráveis, como é o caso das boas condições das usinas hidrelétricas, que têm um custo de produção menor. A Aneel explicou que a mudança se deve à significativa melhora nas condições de geração de energia no país, favorecida pelo período chuvoso mais intenso, o que aumentou o nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Em novembro, a bandeira tarifária era amarela, que acarreta um adicional nas contas de energia devido ao aumento no custo de produção, principalmente quando há menos água nos reservatórios e as usinas termelétricas precisam ser acionadas. A vigência da bandeira verde em dezembro, portanto, significa que os consumidores deixarão de pagar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, que era cobrado durante a bandeira amarela.
A Aneel reforçou que, com a melhora nas condições de geração de energia hidrelétrica, o custo de produção se tornou mais baixo, beneficiando os consumidores e contribuindo para uma queda nos valores das contas de energia no final do ano.