As intensas chuvas que têm assolado o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira resultaram em um cenário de escassez de água potável no estado, levando Porto Alegre a implementar medidas de racionamento hídrico. Em resposta a essa crise, a Ambev, principal fabricante de cerveja do Brasil, optou por suspender temporariamente a produção de bebidas alcoólicas em uma de suas fábricas no RS e iniciar a fabricação de água potável em latas, destinadas à distribuição gratuita para a população local.
Através de sua conta no X, anteriormente conhecido como Twitter, a Ambev explicou que realizou adaptações em sua fábrica em Viamão, RS, instalando máquinas específicas para a produção de água potável. Em um comunicado, a empresa ressaltou seu compromisso com o bem-estar dos brasileiros e anunciou uma parceria com a Ball Corporation, responsável pela doação das latas, para iniciar a distribuição do recurso vital já no dia seguinte.
Até o momento, a Ambev já destinou 560 mil litros de água potável para diversos municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Arroio dos Ratos, Santa Cruz, Caxias, Santa Maria, Sapucaia, Canoas, Campo Bom, Esteio, Viamão e Novo Hamburgo. Com a linha de produção de água em pleno funcionamento na fábrica de Viamão, a empresa estima que conseguirá fabricar 850 mil latas de 473 ml por dia, atendendo assim à demanda emergencial da população local.