O prefeito Adelmo Calheiros, de Capela, representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na abertura da Campanha de Multivacinação, na manhã desta segunda-feira, dia 02. Com a presença do Zé Gotinha, prefeitos e secretários de Saúde fizeram o microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade e discutiram a situação epidemiológia no Estado em relação às doenças imunopreveníveis.
O evento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) em parceria com a Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) e AMA. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, Undime e Ministério Público Federal.
O período da multivacinação instituído pelo Ministério da Saúde vai do dia 30 de setembro a 14 de outubro e o Dia D da Multivacinação será no dia 07 de outubro. Vale ressaltar que vários municípios alagoanos já estão iniciando as ações de multivacinação e engloba todos os indivíduos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque afirma que a instituição tem buscado esforços junto à Sesau nas ações de multivacinação e sensibilização da gestão com o intuito de promover o aumento das coberturas vacinais. Durante a abertura da campanha, na segunda-feira, o Cosems-AL deve realizar junto à equipe técnica da Sesau uma roda de discussão com informes relacionados à atual situação epidemiológica da meningite no Estado.
A ideia é divulgar os dados do último boletim epidemiológico da Sesau, assim como será divulgado o Projeto Imunize Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que se trata de uma ação na modalidade de Educação a Distância (EaD) sobre doenças imunopreveníveis por meio da TV e portal de conhecimento com capacidade tecnológica de produção de conteúdos digitais e ensino a distância.
Vale destacar que em setembro foram realizadas as Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade destinadas aos coordenadores municipais de Imunização, Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária nas dez regiões de saúde, englobando os 102 municípios alagoanos.
As oficinas contaram com o apoio de facilitadores do Cosems-AL, da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças (SVCD) e da Gerência de Atenção Primária (GAP). “Esse momento foi importante para que, junto aos municípios, identifiquemos as melhores estratégias para que a vacinação possa ser mais efetiva e alcance altos índices de imunização da população, afim de evitar doenças como a meningite, por exemplo, que está com número alto de diagnóstico em Alagoas”, reforçou Rodrigo.
Fonte: AMA