A Allpha Pavimentações, investigada na Operação Overclean, recebeu todos os pagamentos do governo federal com verba de emenda de relator.
O governo, via Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), já pagou R$ 67 milhões à empresa, do total de cerca de R$ 130 milhões em contratos assinados entre 2021 e 2024.Os pagamentos se iniciaram em junho de 2021, no governo de Jair Bolsonaro (PL), e foram efetuados até julho de 2024, já sob Lula (PT).
Dados do Portal da Transparência do governo federal mostram que a verba utilizada nos pagamentos tem origem na rubrica do orçamento que ficou conhecida como orçamento secreto.
Esse modelo de repasse entrou na mira do Supremo Tribunal Federal (STF) devido à falta de transparência, porque não é possível identificar o parlamentar responsável pela destinação dos valores.
Ao pedir as prisões da 1ª fase da Operação Overclean, a Polícia Federal já havia citado o uso de emendas para custear os contratos com as empresas do grupo liderado pelos irmãos Fabio e Alex Parente e por José Marcos de Moura, conhecido como Rei do Lixo.