Estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas conquistaram notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O resultado evidencia o alcance dos programas de extensão desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).
Um dos principais programas é o “Foca Enem”, que promove aulões de preparação para os alunos. Além disso, outro projeto importante é o “O mil é nosso”, que tem aulas gratuitas, de forma online com a professora Lívia Soares, idealizadora do projeto.
A professora explicou que seus alunos avançavam mais rápido com seu método e decidiu explanar para outros públicos. “Percebi que poderia alcançar mais pessoas se fosse para o on-line e não restringiria meus conhecimentos aos meus alunos, daí comecei a ministrar aulas de redação e linguagem para alunos de escola pública, com a ideia de levar os jovens para dentro das universidades, já que a redação, atualmente, tem um papel decisivo na nota final do Enem”, ressaltou.
Alguns dos alunos que se destacaram foram Éricka Castro, Carla Dâmaris e Ana Carolina Freitas, atingindo a pontuação de 980. Carla explica que após entender a importância da redação nesse exame, se dedicou ao máximo com o acompanhamento da professora Lívia. “A dica que eu posso deixar para quem ainda vai fazer o Enem é simples. Basta criar uma rotina de estudos em que a redação também seja uma prioridade. É preciso praticar, acompanhar os noticiários e fazer ao menos uma redação por semana”, destaca a estudante.
Já Éricka Castro, de Coruripe, salientou que o auxílio na própria sala de aula foi fundamental para esse fato. “Foi muito prazeroso. E melhor ainda foi saber que nosso esforço foi recompensado”, revela.
Ana Carolina Freitas, que estuda em Maceió, falou sobre a importância de projetos interativos. “Ampliar o repertório por meio de música, séries, filmes e livros também é essencial. Mas o mais importante foi poder contar com o apoio da professora de Português, Redação e Literatura da minha escola, a Margareth. Quando recebi o tema, lembrei-me dela de imediato. Agora, seguirei em busca do meu grande sonho, que é cursar medicina”, afirma a futura universitária.
Por fim, a professora Lívia Soares, afirma que todos obtiveram sucesso na redação porque também souberam lidar com fatores como o nervosismo. “Não dá para fugir do nervosismo antes da prova, mas há como amenizá-lo quando se tem uma boa preparação”, atesta a educadora responsável pelo projeto social que conta com o apoio da Seduc.
*com informações da assessoria