O deputado federal Arthur Lira (PP) comemorou o acordo de reparação ambiental firmado entre a Prefeitura de Maceió e a empresa Braskem, nesta sexta-feira (21). O acordo prevê o pagamento de R$ 1,7 bilhão ao município de Maceió devido ao afundamento dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, ocorrido a partir de 2018.
Os recursos serão destinados à realização de obras estruturantes na cidade e à criação do Fundo de Amparo aos Moradores (FAM). Vale destacar que o acordo não invalida outras ações ou negociações entre a Braskem e os moradores afetados pelas regiões atingidas.
Segundo Lira, o acordo demonstra ações concretas e efetivas tomadas pelo município de Maceió para proteger a capital e as comunidades impactadas pelo desastre ambiental. Ele elogia a gestão do prefeito JHC, afirmando que este é um feito importante que merece reconhecimento de todos.
“A garantia destes investimentos ajuda a minimizar ao menos o impacto em termos de prejuízos estruturantes para a municipalidade. A luta das famílias afetadas merece apoio, porém saber que esta reparação financeira chegará e será responsável por obras em Maceió, em benefício da população, é um passo importante.”, disse.
O prefeito JHC anunciou o acordo nas redes sociais, destacando que o FAM será usado para garantir assistência jurídica às vítimas da Braskem no caso. Além disso, ele ressaltou que a cidade de Maceió receberá o maior investimento público já visto, com o objetivo de recuperar os danos causados pela tragédia em diversos bairros.
Com a reparação financeira acordada, o município de Maceió poderá investir em obras para minimizar os impactos estruturais causados pelo afundamento dos bairros, ajudando assim a população afetada e promovendo melhorias na cidade.
Fonte – Extra