O deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas), enviou um ofício na manhã desta quinta-feira (14) ao Ministério da Saúde, solicitando apoio imediato e ações de controle diante do possível surto de meningite que atinge Alagoas. Dentre os pedidos do parlamentar está a disponibilização de vacinas específicas contra todos os tipos de meningite por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo toda a população alagoana, em especial a vacina do sorotipo B, atualmente disponível apenas na rede particular.
“A Sociedade Alagoana de Infectologia emitiu um alerta oficial no início desta semana, informando que o número de casos confirmados de meningite havia dobrado em Maceió. Somente este ano, em nossa capital, já foram confirmados mais de 40 casos, incluindo 7 de meningite meningocócica. São números preocupantes, e é por isso que tomei a iniciativa de solicitar ajuda urgente ao Ministério da Saúde, na esperança de que medidas sejam tomadas antes que tenhamos mais vítimas”, afirmou Alfredo Gaspar.
Além das vacinas, o deputado alagoano também requisitou a disponibilização de kits laboratoriais para as secretarias municipais de saúde e órgãos auxiliares do SUS, visando oferecer um atendimento eficaz à população do estado. Ele ressaltou ainda a necessidade de um suporte especial à Secretaria de Saúde do município de Maceió, devido ao aumento da incidência do surto, na capital alagoana.
“Estou disposto a contribuir de todas as formas possíveis para buscar soluções rápidas para esse problema de saúde pública. Acredito que o Ministério da Saúde analisará com atenção meus pedidos, e assim possam controlar o avanço dessa doença tão séria como é a meningite e tem feito tantas vítimas”, acrescentou.
Vacinas:
Atualmente, o SUS oferece quatro tipos de vacinas contra meningites bacterianas, disponíveis para pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos. No entanto, a vacina do sorotipo B está disponível apenas na rede particular, com um custo médio de R$ 700 por dose.
As vacinas disponibilizadas pelo SUS estão disponíveis em todos os postos de saúde de Maceió durante todo o ano, não sendo necessário aguardar campanhas nacionais para se vacinar.