A situação de trabalhadores alagoanos que estão sendo mantidos em condição de escravidão no Espírito Santo está sendo acompanhada de perto pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União-Alagoas). O parlamentar encaminhou três ofícios ao Ministério da Segurança Pública, ao Ministério Público do Trabalho e à Polícia Federal para solicitar providências urgentes para o caso.
“Essas pessoas estão precisando de ajuda urgente. Não é possível que, em pleno século 21, ainda precisemos nos deparar com isso. Por isso, solicito a imediata averiguação do caso, providências de resgate dos trabalhadores e retorno para Alagoas, bem como a punição urgente dos culpados”, afirmou Alfredo Gaspar.
O caso ganhou repercussão no início desta semana, quando um vídeo divulgado nas redes sociais, feito por trabalhadores que moram em Penedo, interior de Alagoas, mostra que o grupo estaria vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda no interior do Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Trabalho.
Segundo a queixa, todos estão dormindo no chão de concreto frio de uma casa insalubre, e estariam sendo cobrados por uma dívida proveniente de alimentação e estadia, que não pode ser paga, já que não existem condições para a colheita de café na região.