Fim do ano legislativo se aproximando e as últimas semanas foram de votações importantes na Câmara dos Deputados. Do lado direito do plenário, atento às pautas e discussões da Casa, estava o deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas). Firme, fazia intervenções e colocações importantes para o debate de cada tema proposto. Essa foi a rotina do parlamentar alagoano durante todo o ano de 2023.
Alfredo Gaspar esteve presente em 100% das sessões, proferiu discursos importantes e atuais com as necessidades do país. Apresentou mais de 370 proposições e conseguiu aprovar dois projetos, entre eles o que estabelece obrigações para empresas responsáveis por crimes ambientais, garantindo direitos principalmente às vítimas, e o que altera o Código Penal, aumentando as penas para crimes patrimoniais e criando novos tipos penais.
“Tive um ano muito positivo, onde consegui apresentar proposições para melhorar a vida da nossa população. Trabalhei para que os criminosos não fiquem impunes. O Brasil não aguenta mais tanto roubo, furto e estelionato. Atuei para proteger a mulher da violência doméstica, combater o crime organizado e a corrupção. Apresentei propostas para evitar crimes ambientais e melhorar a segurança nas escolas”, lembra.
Outro destaque importante no ano do deputado alagoano foi o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Crime Organizado. “Para o próximo ano, vamos seguir buscando que a CPI seja instalada. O pedido já foi protocolado. O Legislativo não pode fugir à sua obrigação de melhorar as leis, de expor as ligações do crime organizado com os poderes constituídos, de debelar essas facções que têm dominado o país com medo e terror”, colocou Alfredo Gaspar.
Atuação:
Durante o ano, o deputado Alfredo Gaspar esteve em 8 Comissões e Grupos de Trabalho, incluindo a coordenação da Comissão que acompanha o afundamento do solo em Maceió. Foi membro da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, Relações Exteriores, Segurança Pública, Direitos Humanos, e das CPIs das Pirâmides Financeiras, do MST e do GT de Violência nas Escolas.
Por sua atuação independente, foi escolhido três vezes como destaque parlamentar. Foi eleito o deputado 5 estrelas pelo Legisla Brasil e também pelo Radar do Congresso, que levaram em conta assiduidade, transparência e alta produção legislativa. Pelo Ranking dos Políticos, foi escolhido Melhor Parlamentar de Alagoas.
“Podem contar com meu melhor, minha independência e meu trabalho voltado para o social, propondo leis mais duras contra corrupção, impunidade e violência. Seguirei honrando cada um que acreditou no meu trabalho. Meu compromisso é com cada alagoano e alagoana”, completou.