O deputado federal Alfredo Gaspar (União) protocolou uma Ação Declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas, buscando impedir a quarta reeleição de Marcelo Victor (MDB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado. A eleição está marcada para a tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro.
Em vídeo divulgado na tarde desta terça-feira (10), Gaspar afirmou que a reeleição de Victor configura “imoralidade” e defendeu que a Constituição Federal deve ser respeitada. “Essa imoralidade não pode permanecer. Por isso, espero que as decisões do STF nesse sentido sejam respeitadas. Irei até às últimas instâncias para que Alagoas seja respeitada, para que a lei valha para todo mundo. Chega de imoralidade”, declarou.
Na ação, Gaspar requer a suspensão imediata da eleição para a Mesa Diretora da ALE e a declaração de inviabilidade da reeleição de Marcelo Victor. O deputado federal argumenta que, de acordo com a Constituição, as eleições para as mesas diretoras não permitem a recondução do mesmo parlamentar ao cargo na eleição imediatamente subsequente. Marcelo Victor foi eleito pela primeira vez em 2019 e reeleito em 2020 e 2023. Caso a reeleição se confirme, será a quarta eleição consecutiva de Victor, algo que Gaspar considera “um absurdo”, conforme destacou em sua petição.
Além disso, a expectativa é que o deputado federal Fábio Costa (PP) também busque questionar a reeleição de Victor na Justiça. O impasse jurídico gerado por essa disputa promete movimentar o cenário político alagoano nos próximos dias.