A Polícia Federal (PF) deve ouvir nesta terça-feira (05) o depoimento do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e um dos homens de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ramagem é investigado no inquérito que apura a tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2023, com Bolsonaro também como um dos principais investigados. O depoimento, marcado para as 14h, é parte da etapa final da investigação.
Segundo informações, Ramagem poderá ser indiciado ao lado de Bolsonaro, devido a suposto envolvimento no planejamento de ações antidemocráticas. A PF investiga se órgãos federais foram mobilizados, incluindo a Abin, a Polícia Rodoviária Federal e setores das Forças Armadas, para impedir a transmissão do cargo a Lula.
Uma das provas-chave seria uma minuta golpista discutida no fim de 2022 em reuniões nos Palácios do Planalto e Alvorada, onde Bolsonaro teria sondado os chefes das Forças Armadas sobre a implementação de medidas extremas, como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e estado de sítio.