O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assumirá as agendas com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, nesta terça-feira, 10, devido à ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alckmin está voltando de São Paulo para participar da recepção do primeiro-ministro em Brasília.
Inicialmente, Lula seria o responsável por recepcionar Fico, mas o presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira, após relatar dores de cabeça, conforme boletim do Hospital Sírio-Libanês. A ressonância magnética revelou uma hemorragia intracraniana resultante do acidente doméstico ocorrido em outubro. Lula passou por uma craniotomia para drenagem do hematoma e está internado na UTI, onde o hospital informou que ele “encontra-se bem”.
Alckmin participaria, às 9h, do evento de lançamento da escola Latam – Mecânicos em São Carlos (SP). No entanto, devido à situação, a assessoria de imprensa do vice-presidente confirmou que ele está retornando a Brasília para assumir as agendas com Fico.
De acordo com a agenda da presidência da República, divulgada na noite de segunda-feira, 9, a cerimônia de recepção de Fico no Planalto está marcada para as 11h. Em seguida, às 11h20, ocorrerá uma reunião bilateral, seguida pela assinatura de atos entre os dois às 12h20. Às 12h30, está prevista uma declaração à imprensa, e, às 13h, o governo brasileiro oferecerá um almoço ao primeiro-ministro no Palácio Itamaraty.