Alagoas recebe, nos dias 4 e 5 de novembro, a V Reunião Plenária do Comitê de Economia Solidária do Consórcio Nordeste, evento essencial para a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Consórcio. Com encontros sediados na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e na Vice-Governadoria, o evento contou com a recepção do governador em exercício, Ronaldo Lessa, no Museu Palácio Floriano Peixoto.
O objetivo da reunião foi promover a cooperação entre os estados nordestinos para fortalecer a economia solidária e desenvolver políticas públicas, além de captar recursos e compartilhar práticas bem-sucedidas. Para Ronaldo Lessa, a economia solidária é essencial para combater as desigualdades, uma visão apoiada por Alice Beltrão, secretária da SEDICS, que destacou o avanço em Alagoas com iniciativas como o programa Alagoas + Cooperativa. Já Adalberon de Sá, da Seics, mencionou a criação de um documento que será apresentado na próxima Assembleia dos Governadores, propondo políticas de economia solidária para toda a região.
Outro destaque do evento foi o anúncio do primeiro Festival de Economia Solidária do Nordeste, que ocorrerá em fevereiro de 2025 em Salvador, promovendo a visibilidade e o planejamento estratégico do setor.
O encontro reforçou o compromisso dos estados nordestinos em impulsionar uma economia inclusiva, mais sustentável e justa para a região.