Com um salto significativo nas notas do Saeb, Alagoas alcançou o segundo lugar como estado com maior evolução na educação básica em 2023. O Poder 360 – portal que publicou a notícia – reconheceu o sucesso da gestão de Paulo Dantas e o impacto positivo nas escolas alagoanas.
Alagoas e Piauí lideram o ranking nacional de melhoria na educação básica entre 2021 e 2023. O estado alagoano, sob a gestão de Paulo Dantas, apresentou um crescimento significativo nas notas do Saeb, passando de 4,05 para 4,21.
Esse avanço de 0,16 pontos colocou Alagoas na 20ª posição no ranking nacional, com a segunda maior variação positiva entre todos os estados. Pernambuco, Ceará, Sergipe e Bahia também registraram melhorias, mas os resultados alagoanos foram os mais expressivos.
“A Educação tem um papel central e é uma das pastas mais importantes do nosso governo. Vamos seguir investindo e criando oportunidades para os nossos jovens alcançarem um futuro cada vez melhor. Aproveito também para agradecer aos professores e servidores da rede estadual de ensino, que tanto se dedicam para seguirmos acertando, sem esquecer também do importante engajamento dos municípios alagoanos, que integram essa frente ampla rumo aos melhores resultados”, disse o governador.
O Saeb é uma avaliação nacional aplicada anualmente aos estudantes do 2º ao 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio, além da Educação Infantil a cada dois anos. Seus resultados servem para avaliar a qualidade da educação no Brasil e orientar melhorias.
A secretária Roseane Vasconcelos atribuiu os bons resultados a uma série de iniciativas do governo. “Isso é resultado não apenas da valorização do servidor, mas também de políticas públicas como o Cartão Escola 10, o maior programa de combate à evasão escolar da história, investimento em infraestrutura escolar, aumento da bolsa do Cartão Escola 10 e a revisão do Plano de Cargos e Carreiras. São ações que plantamos e que estamos colhendo bons resultados, as notas do Saeb mostram que Alagoas vive um novo marco”, finalizou.
O Saeb serve como um dos pilares do Ideb. Os dados obtidos no Saeb são utilizados para calcular o Ideb, que, por sua vez, oferece um panorama mais amplo sobre a qualidade da educação, englobando tanto o aprendizado dos alunos quanto as condições das escolas.