Alagoas atingiu um crescimento impressionante de 85,23% no número de transplantes de órgãos realizados entre janeiro e novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o total de transplantes realizados passou de 88 para 163, refletindo um avanço significativo no atendimento aos pacientes que necessitam de órgãos para continuar suas vidas.
Entre os transplantes realizados em 2024, destacam-se os 137 procedimentos de córnea, 13 de fígado, 11 de rim e dois de coração. Em 2023, o número de transplantes de córnea foi de 78, de fígado sete, de rim três e, curiosamente, nenhum transplante de coração havia sido realizado até o momento. O aumento expressivo evidencia o esforço das equipes de saúde e a melhoria no sistema de captação e distribuição de órgãos em Alagoas.
O aumento no número de transplantes reflete não apenas o aprimoramento dos processos de doação e transplantação, mas também a conscientização crescente sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. A Central de Transplantes de Alagoas segue trabalhando para garantir que mais vidas possam ser transformadas por meio dessas ações, oferecendo um novo começo para os pacientes que aguardam por um transplante.