Teve início nesta quarta-feira (12), em Maceió, a 19ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), que tem como objetivo dar espaço às discussões, troca de experiências e articulação política para elaboração e encaminhamentos de ações em conjunto para a agricultura familiar.
O encontro, que segue nesta quinta-feira (13), no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, reúne secretários de estado de Agricultura da Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Ceará e Paraíba, que compõem o Consórcio Nordeste.
Segundo o último senso agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste conta com mais de 2,7 milhões de agricultores familiares produzindo no campo.
A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, explicou que o governador Paulo Dantas criou a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, vinculada à Seagri, para garantir as estratégias de fomento nas execuções de programas e projetos aos mais de 82 mil agricultoras e agricultores familiares registrados no censo agropecuário.
“Estamos discutindo em conjunto melhorias para esses agricultores. Em Alagoas, a assistência técnica da Emater [Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas] tem sido fundamental neste processo, e já temos bons resultados. Podemos e vamos avançar ainda mais, estruturando nossa agricultura familiar e dando oportunidade de crescimento para toda Alagoas”, afirmou Carla Dantas.
Entre as pautas discutidas no primeiro dia da reunião estão a realização da 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (II FENAFES) e o andamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE). Também foi apresentada, pelo Banco Mundial, a carta consulta de financiamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE).
“Os estados do Nordeste sofrem dos mesmos problemas e têm o mesmo desafio para estar dentro do mercado. Esse encontro permite que a discussão aconteça e que possamos encontrar estratégias conjuntas, que podem ser adaptadas aos outros estados”, ressaltou a secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí e eleita durante a 19ª CTAF vice-coordenadora da câmara, Rejane Tavares.
Fonte – Jornal de Alagoas