
A secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócio de Alagoas, Aline Melo, representou o estado na agenda de retomada do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri), realizada em Brasília nos dias 25 e 26 de fevereiro. O encontro contou com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de secretários estaduais do Acre, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.
Entre os principais temas discutidos no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estiveram a rastreabilidade de bovinos e bubalinos, que agrega valor à cadeia produtiva, e a participação dos estados na COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em novembro.Aline Melo destacou a importância do encontro para fortalecer a agropecuária alagoana.
“Pudemos apresentar as estratégias que Alagoas tem desempenhado para impulsionar o setor, que é essencial para a geração de emprego e renda. Além disso, fui a única mulher entre os dez secretários presentes, o que reflete o protagonismo feminino na gestão do governador Paulo Dantas, que tem maioria feminina no secretariado”, afirmou.
A agenda também incluiu uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e seu presidente, deputado Pedro Lupion, além de uma visita à Embaixada de Israel para conhecer tecnologias aplicadas à agricultura.
Sobre o Conseagri
Criado em 2007 e reativado em outubro de 2024, o Conseagri reúne os 27 secretários estaduais de Agricultura para debater estratégias de fortalecimento do setor agropecuário. Atualmente, o conselho é presidido por Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Norte.