A partir da próxima segunda-feira (7), a vacina contra a Influenza estará acessível para o público prioritário da campanha em todos os postos de vacinação dos 102 municípios de Alagoas. Serão elegíveis para receber a imunização crianças de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no pós-parto (puérperas), trabalhadores da saúde e da educação, indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças armadas e de salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional e indivíduos com comorbidades.
A Sesau planeja, até a próxima semana, treinar os profissionais das secretarias de saúde dos municípios e também fornecer as doses necessárias da vacina. O Ministério da Saúde estabeleceu para Alagoas a meta de vacinar 90% do público elegível.
Desde o início deste ano, Alagoas contabiliza três casos de Influenza, sem registros de óbitos. No ano anterior, o estado notificou 228 casos da doença, com um total de 52 mortes.
A Secretaria de Saúde de Maceió comunicou o recebimento das doses da vacina contra a Influenza e está organizando a distribuição para as Unidades de Saúde, a fim de iniciar a campanha de imunização. Em relação à doença, Maceió não registrou óbitos por Influenza no ano anterior, tendo contabilizado três casos. Já no ano retrasado, foram 47 casos e oito mortes na capital.
A gripe é uma infecção respiratória aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus influenza. Existem quatro tipos principais desse vírus: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são os responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o tipo A o causador das grandes pandemias. Para esta campanha de vacinação, Alagoas recebeu um total de 80 mil doses da vacina contra a gripe.