Em recente estudo da Serasa Experian, constatou-se que Alagoas ocupa a última posição no ranking nacional de consumo de serviços de streaming. Apenas 0,15% dos alagoanos utilizam plataformas de transmissão de conteúdo sob demanda, como Netflix e Disney+, ficando atrás de estados como Tocantins (0,17%), Sergipe e Piauí (0,18% cada).
Em comparação, São Paulo lidera o ranking com expressivos 44,48%, seguido pelo Rio de Janeiro com 13,77% e Minas Gerais com 7,64%. O estudo destacou a crescente popularidade dos serviços de streaming no Brasil, que já conquistaram cerca de 12,8% da população adulta, equivalente a aproximadamente 23,8 milhões de brasileiros.
As plataformas oferecem conveniência e personalização de conteúdo, fatores altamente valorizados pelos consumidores. “A ascensão dos serviços de streaming reflete uma mudança cultural significativa, onde conveniência e personalização são chave. Compreender o comportamento desses consumidores é crucial para direcionar estratégias de vendas e marketing”, explicou Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian.
De acordo com estudo, a maioria dos consumidores de streaming tem entre 34 e 43 anos (28,4%), sendo 50,4% do sexo masculino, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Metodologia
Considerando uma base composta por 186,4 milhões de CPFs, 12,8% foram identificados como consumidores dessas ferramentas, aproximadamente 23,8 milhões de brasileiros.
Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de Streaming no Brasil”, em janeiro de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.
Ao segmentar o público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).