A Juilliard School, a mais prestigiada escola de ensino superior de Música, Dança e Dramaturgia dos Estados Unidos, conferiu em cerimônia realizada Nova York nesta sexta (19) o título de Doutor Honoris Causa ao músico alagoano Hermeto Pascoal.
Aos 87, o multi-instrumentista nascido em Lagoa da Canoa, agreste alagoano, recebeu o título do compositor e trompetista norte-americano Wynton Marsalis, considerado por amantes do Jazz como uma espécie de embaixador da música americana por seu trabalho e divulgação das tradições musicais do pais.
No discurso de entrega, Marsalis destacou o pioneirismo e versatilidade do alagoano como “um artista que mescla diversos instrumentos clássicos, mas também toca em xícaras de chá, objetos não reconhecidos, tudo aquilo que tocasse sua imaginação”.
Apesar de já ter recebido o título Doutor Honoris Causa de outras instituições (como da Universidade Federal da Paraíba, em 2019), o título da Juilliard School, referência global na formação de grandes instrumentistas, consagra internacionalmente o papel e relevância do alagoano na história da música internacional.