Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, se tornou um símbolo de excelência acadêmica ao ser a única estudante de Alagoas a alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Concluinte do Ensino Médio no Colégio Elite, em Maceió, Marina integra o seleto grupo de apenas 12 estudantes em todo o Brasil que atingiram a tão sonhada nota mil na prova.
A conquista veio após um ano de intensa dedicação. Além de praticar redação na escola, Marina frequentava o cursinho G5 Isoladas, onde aprimorou suas habilidades de escrita. “Deixei de sair com amigos e, muitas vezes, de ver a minha família, que mora no interior. Foi um ano bem corrido, mas valeu a pena. Eu almejava esse mil, mas não esperava que ele viesse”, compartilhou a jovem, emocionada.
Marina conciliou a rotina escolar com os estudos no cursinho e sessões de estudo em casa. A jovem acredita que seu hábito de leitura e o apoio recebido dos professores foram fundamentais para o desempenho. Ao se deparar com o tema da redação, relacionado à igualdade racial, ela ficou confiante, já que havia trabalhado o assunto em sala de aula.
Quando viu a nota, Marina não conteve a emoção. “Foi uma felicidade só”, relatou. A jovem agora se prepara para disputar uma vaga no curso de Medicina pelo Sisu, com planos de se especializar em Psiquiatria.
Gabriel Victor Gomes, professor de redação no cursinho onde Marina estudava, afirmou que a conquista já era esperada. “No final do ano, ela começou a se destacar e a tirar sempre nota mil nas redações. Uma semana antes da prova, eu já sabia que, se algum aluno fosse tirar nota máxima, essa pessoa seria a Marina”, comentou o professor, que há uma década ensina redação.
Nesta edição do Enem, apenas 12 redações em todo o país atingiram a nota máxima. Dentre elas, um único estudante de escola pública, de Minas Gerais, alcançou o feito.