Aos 13 anos, a alagoana Maria Fernanda Medeiros Fausto foi convocada para integrar a Seleção Brasileira Juvenil de Conjuntos de Ginástica Rítmica. A jovem já embarcou para Aracaju, onde se juntará ao time brasileiro para iniciar a preparação para competições internacionais importantes.
Maria é atleta do Clube Arena de Alagoas, começou na ginástica rítmica aos 8 anos e rapidamente mostrou seu talento. Seu primeiro título oficial foi de Campeã Regional em 2021. Desde então, acumulou títulos de Campeã Sul-Americana e Brasileira de Trios, além de alcançar o 5º lugar geral no Juvenil N1 e ser finalista em três aparelhos no último Campeonato Brasileiro, realizado em julho em Manaus-AM.
“A convocação de Maria Fernanda para a Seleção Brasileira Juvenil de Conjuntos é um testemunho do impacto positivo que o esporte escolar pode ter na formação de atletas de alto nível”, frisa Irã Cândido, presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC). “É um orgulho para nós ver uma atleta que começou sua carreira dentro do ambiente escolar alcançar tanto sucesso e representar nosso estado no cenário nacional e internacional.”
Maria Fernanda vai representar o Brasil na próxima Gymnasiade, os jogos mundiais escolares, que serão realizados este ano em Manama, no Bahrein, e também no Campeonato Sul-Americano em Aracaju, Sergipe. Essas competições são grandes oportunidades para a jovem atleta mostrar suas habilidades e contribuir para o sucesso do time brasileiro.
Importância para o esporte alagoano
Com a inclusão de Maria Fernanda na Seleção Brasileira Juvenil de Conjuntos, ela se torna a primeira alagoana a integrar a equipe, juntando-se às duas atletas alagoanas já presentes na Seleção Adulta. Esta é uma conquista significativa para o estado de Alagoas e um momento de celebração para todos os envolvidos no esporte.