Alagoas registrou 34,2 mil tentativas de fraude em compras online em 2023, segundo dados do Mapa da Fraude, divulgado pela ClearSale nesta segunda-feira, 29. O estado apresentou o terceiro menor número do Nordeste.
No total, a região Nordeste registrou 1,6% em tentativas de fraude, maior índice do Brasil, e quase 43 milhões de pedidos em 2023.
O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Nordeste operam principalmente através da Invasão de Cadastro (Account Takeover) e de Retirada em Loja e Cartões Gerados. As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram TV/Monitor (5%); Celular (4,5%) e Esportes (2,6%).
Segundo o estudo, o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito. Já Wallet obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos, com 3,2%, enquanto o financiamento apresentou o maior ticket médio de transações fraudulentas na região, com R$1.822,75.
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
Fonte – Extra