O Aeroporto Internacional de Maceió, administrado pela Aena, conquistou o primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis da Anac na Classe III, que avalia aeródromos com até cinco milhões de passageiros por ano. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (6). A informação é do portal Mercado e Eventos.
Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aena Brasil, afirmou que os investimentos realizados pela Aena e o grau de maturidade dos processos foram fundamentais para a alta pontuação em quase todos os critérios avaliados. “Esse é um resultado direto dos investimentos que a Aena vem fazendo no Brasil”, disse.
O aeroporto passou por uma renovação estrutural em julho de 2023, com espaços ampliados e modernizados, além de melhorias em eficiência energética e gestão ambiental. A energia utilizada é 100% renovável, há um sistema de drenagem aprimorado e equipamentos de climatização modernizados. A avaliação da Anac considerou 40 critérios, incluindo gestão de resíduos, emissões atmosféricas e monitoramento de ruído.
Maurício destacou que as práticas adotadas em Maceió estão servindo de referência para os outros 16 aeroportos administrados pela Aena no Brasil, incluindo a criação de um manual do Sistema de Gestão Ambiental e ações de educação ambiental para a comunidade.
Fonte: O Jornal Extra