Diferente das comemorações tradicionais, que ocorrem às 0h de 1º de janeiro, os mais de 28 mil fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Alagoas estarão comemorando a virada do ano bem mais cedo: às 17h46 deste domingo (31), que é o horário exato do pôr do sol local, momento em que os religiosos dessa denominação celebram a chegada do ano novo, uma comemoração que deve ocorrer mais de 6 horas antes do que é o habitual.
A justificativa para tal prática tem base na Bíblia Sagrada, como explica o presidente para a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Alagoas, pastor Flávio Henrique de Oliveira. “Para entender, precisamos voltar para o princípio de tudo: a Criação do mundo, com relato no capítulo 1 do livro do Gênesis. Quando Deus criava todas as coisas, a palavra original do hebraico era Yon, que significa “dia”. Ou seja: eram dias literais. Mas, como esses dias se passavam? A referência usada na bíblia para descrever desde o primeiro até o sétimo dia da criação, é “houve tarde e manhã”. Entendemos assim que, no início da nossa história, o dia iniciava na parte escura, e se findava com o pôr do sol. E é exatamente esse princípio bíblico que seguimos”.
Renovação Espiritual
Para celebrar a passagem do para o novo ano, os fiéis da denominação se reúnem em suas igrejas no horário do pôr do sol desse dia 31 de dezembro. A programação tem como foco a renovação espiritual dos participantes, contando com a cerimônia da Santa Ceia. “Essa é uma lição que o próprio Jesus nos deixou quando esteve aqui na terra. Começamos lavando os pés uns dos outros, uma linda cerimônia de reconciliação com o próximo. Logo em seguida, participamos juntos da Ceia, onde pedimos a benção de Deus pelo pão e o suco puro da uva, sem álcool, que representam, respectivamente, o corpo e o sangue de Cristo derramado na Cruz do Calvário, para nos purificar do pecado”, enfatiza o pastor Flávio Oliveira.
A programação especial acontece nas Igrejas Adventistas de todo o Estado a partir das 16h30 desse dia 31 de dezembro. Alagoas conta com pouco mais de 28 mil adventistas, espalhados em 332 congregações. No mundo, são mais de 22 milhões de adventistas, e a denominação está presente em 235 países do globo.
Fonte – GazetaWeb