Em uma sessão bastante movimentada, o vereador Samyr Malta, se mostrou preocupado com os moradores dos bairros atingidos e que foram retirados de suas casa pela mineradora Braskem, devido ao afundamento da mina 18.
Segundo o parlamentar todos sabem que a culpada pela situação em Maceió é a Braskem. “Não adianta fazermos uma CPI para identificar o culpado, nós já sabemos quem é. A minha preocupação desta Casa deve ser com os mais de 60 mil moradores que foram retirados de suas casas, porque elas foram condenadas sem direito de defesa.”, disse Samyr Malta.
Samyr Malta afirmou que é importante o parlamento se unir e saber como estão os moradores. “A população saiu de suas casas, estão sem ter para onde ir. É preciso saber se as pessoas já estão sendo indenizadas e para onde vão de forma digna.”, falou Samyr.
Mina 18 – No dia 30 de novembro, a Defesa Civil alertou ara o risco de abertura de uma enorme no bairro do Mutange, em Maceió, devido a extração de sal-gema realizada por anos pela empresa Braskem.
Um gabinete de crise foi criado emergencialmente para acompanhar o agravamento da situação e agentes da Defesa Civil Nacional foram para a cidade.