O senador Renan Calheiros (MDB/AL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra (PP/AL), transferiram para o cenário nacional a rivalidade que cultivam em âmbito regional sobre quem tem mais influência na política de Alagoas.
Apesar disso conseguem convergir em alguns apoios pontuais na campanha municipal deste ano e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), é um bom exemplo disso.
Em 2020, precisou ir à justiça contra seu próprio partido para manter a candidatura, conseguiu ganho de causa no processo e vencer a eleição, porém em 2022 se aproximou do PP ao apoiar o arapiraquense Rodrigo Cunha (Podemos) ao governo do Estado, contra Paulo Dantas, o candidato do MDB.
Na campanha daquele ano Luciano fez do filho Daniel Barbosa deputado federal pelo PP.
E partir de então reaproximou-se do seu MDB, conseguindo a proeza de ter sua gestão respaldada pelo partido, porém sem perder a vinculação com Arthur Lira.
Candidato à reeleição este ano, ele tem como vice novamente Rute Nezinho, filiada de última hora ao PP, estabelecendo a dobradinha MDB/PP.
Agora, no último mês de campanha, Luciano Barbosa consta, em termos financeiros, o tamanho do apreço das duas legendas para com ele: o PP de Arthur Lira lhe destinou R$ 2 milhões, enquanto o MDB de Renan Calheiros apenas R$ 150 mil – segundo revela o jornalista Roberto Gonçalves.
Se gratidão se paga com gratidão também na política, em termos de futuro o PP de Lira deve ter uma contrapartida mais generosa em Arapiraca.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros