Na manhã desta terça-feira (3), o seminário “Relações Brasil-China e as Parcerias com o Governo Brasileiro” reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), em Maceió. O evento teve como principal palestrante o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, que veio ao estado a convite do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).
Durante cerca de uma hora, Jia Chen apresentou a história da China e destacou as decisões estratégicas que transformaram o país em uma potência econômica e política global. Ele explicou que o marco dessa transformação foi a abertura econômica da China ao mercado internacional no final da década de 1970, sob a liderança do Partido Comunista Chinês (PCCh).
“Na China, nós somos uma economia de mercado, mas não é o mercado que determina nossas escolhas políticas. Por isso, setores estratégicos, como energia e petróleo, estão sob controle estatal”, afirmou Jia Chen, em sua palestra.
O deputado Ronaldo Medeiros considerou o evento uma oportunidade única para compreender as políticas de desenvolvimento da China. “Foi uma excelente manhã, na qual pudemos conhecer melhor a realidade chinesa, suas experiências históricas e os motivos para o sucesso do modelo que impressiona o mundo. Jia Chen nos deu uma verdadeira aula sobre a potência asiática”, destacou.
Além de abordar a trajetória histórica da China, Jia Chen discutiu o papel do país na economia global e as relações com o Brasil. Ele mencionou a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro à China e as relações estreitas entre o atual presidente Lula e o PCCh, ressaltando que as parcerias econômicas e políticas com o Brasil estão cada vez mais fortalecidas.
A visita do ministro conselheiro também gerou expectativas quanto à possibilidade de novos acordos comerciais entre Alagoas e a China. Apesar de não ser responsável direto pelas negociações comerciais, Jia Chen prometeu levar as discussões iniciadas no seminário à Embaixada e a Brasília.
O seminário, organizado em parceria com o Sinteal, contou ainda com o apoio do vice-governador Ronaldo Lessa, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Representantes de partidos políticos como PT, PDT, PSB e PCdoB também participaram do evento.
Jia Chen permanece em Alagoas até quarta-feira (4), dando continuidade às discussões sobre as possibilidades de cooperação entre a potência asiática e o estado nordestino.