Realizada em todo país, o mês de agosto, é dedicado a Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, reforçando a Lei Maria da Penha.
Com a pandemia do COVID – 19, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMDH, o número de casos de violência contra a mulher, cresceu quase 40% em relação ao ano de 2019. Durante todo o mês, em Maceió, diversas entidades públicas, privadas e sociais, desenvolveram campanhas com o intuito de alertar ainda mais a população.
No município, existe um Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres – CDDM, que fica localizado no bairro Santos Dummont, parte alta da cidade e atende mulheres vítimas de violência doméstica. Os principais serviços ofertados são de acolhimento às vítimas, assistência sócio jurídica, terapia comunitária integrativa e orientação sobre os direitos da mulher.
Com um atendimento humanizado, em todo o centro é possível encontrar mulheres ministrando palestras, oficinas, roda de terapia, dentre outras atividades. Todas atuando voluntariamente. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, com serviço de assistência social, atendimento jurídico e psicológico das 9h às 14h, além das aulas de defesa pessoal, dança, artesanato, percussão e leitura feminista.
“É por razões como esta que eu levanto a bandeira da mulher. Campanhas são alertas! Um dos objetivos da iniciativa do Agosto Lilás, é mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo e que todos saibam como denunciar as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima de violência. Com a conscientização do presente, poderemos sim, mudar o nosso futuro. Essa campanha foi uma conquista das mulheres Alagoanas, na luta pelo fim da violência”, frisa a vereadora.
(Ascom)