Em reportagem no portal “Rotas de Viagem”, Luciana Gomides cita 8 cidades brasileiras que proporcionam aos visitantes a sensação de estar na Europa. Delas, Penedo, em Alagoas, é a primeira relacionada e a única do Nordeste a constar na avaliação.
A seguir, o texto de Luciana Gomides:
“Embora o câmbio esteja favorável, nem sempre é possível curtir férias no continente europeu. Além disso, com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, a vontade que dá é partir para uma das cidades brasileiras para se sentir na Europa. Quer ver quais são?
O Brasil, sem dúvidas, tem uma imensa diversidade cultural, o que se reflete no nosso turismo. A influência de imigrantes de várias partes do mundo ajudou a criar cenários que mais parecem pertencer a outros países, com construções diferentes, comidas típicas e mesmo temperaturas mais baixas que a média brasileira.
Por isso, apresentamos algumas cidades brasileiras que oferecem uma experiência europeia única. São destinos encantadores, repletos de charme e com uma atmosfera que transporta os visitantes para o continente europeu.
Apesar de fundada por portugueses no século XVI, Penedo, em Alagoas, também sofreu influências holandesas devido à invasão de 1637. O conjunto histórico e paisagístico do município, com edifícios e igrejas dos séculos 17 e 18, é patrimônio do Iphan desde 1996. Chama atenção a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, com azulejos portugueses.”
Na parte final a matéria relaciona, pela ordem, as demais cidades no Brasil com características semelhantes às da Europa: Penedo (Rio de Janeiro), Gramado (Rio Grande do Sul), Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul), Domingos Martins (Espírito Santo), Blumenau (Santa Catarina), Canela (Rio Grande do Sul), Treze Tílias (Santa Catarina).
Sobre a nossa Penedo, às margens do Rio São Francisco, vale registrar que na quinta-feira, 22 de junho, a cidade foi relacionada para representar o Brasil nas categorias “Literatura” e “Cinema”, respectivamente, e participar da seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco.
A indicação das duas cidades se deu em reunião de comitê formado por técnicos do Ministério do Turismo, da Cultura, e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros